5 características profissionais para buscar em um funcionário

Com o passar do tempo as exigências para se dar bem no mercado vão mudando. Num passado distante, os trabalhadores precisavam ter disposição e resignação. Aprendiam o ofício na própria empresa e cresciam na organização muito em função do tempo em que lhe prestavam serviço.

Quarta, 06 de abril de 2016


Mais tarde as empresas passaram a exigir níveis de educação formal cada vez maiores, até que, no momento atual, os empregadores debatem se apenas os cursos superiores são capazes de garantir se as pessoas serão funcionários ideais.

Os prós e contras dessa abordagem ainda são incertos, mas levantam uma questão: pessoas, que vão bem em testes, são automaticamente capazes de demonstrar um comportamento consistente no ambiente de trabalho? No post de hoje apresentaremos 5 características profissionais para buscar em um funcionário.

Características profissionais para buscar um funcionário

Responsabilidade

O funcionário pode ser inteligente, simpático e talentoso, mas, se você não puder confiar nele para cumprir o acordado, você sempre perderá tempo e energia auditando seu trabalho. Grandes funcionários encontram seu próprio caminho para o sucesso sem precisarem ser excessivamente controlados, e esta característica pode ser testada no início do processo de entrevista. Basta criar dinâmicas que exijam organização e detalhismo. Se os candidatos não conseguirem ser aprofundados e cuidadosos por sua própria conta, provavelmente, não o serão por conta da empresa.

Flexibilidade

Quando a tarefa requer interação com o consumidor, em qualquer nível, a flexibilidade é uma característica crucial para proporcionar boa experiência do cliente. Se um candidato fica desconfortável com o desconhecido, pode ter dificuldades nas exigências das tarefas. Para testar a flexibilidade, estabeleça um cenário que tem um conjunto de regras, mas introduz uma variável que significa que uma das regras deve ser quebrada. Observe duas coisas:

1. se o candidato vai quebrar uma das regras e;

2. se, ao quebrá-la, o resultado do teste ainda será favorável.

Criatividade

Diante dos desafios atuais e das mudanças repentinas de cenários, inovação se tornou uma palavra de peso entre as competências das organizações. Um funcionário criativo será capaz de enxergar soluções que vão além das amarras das normatizações internas, de propor medidas de risco e se responsabilizar por elas. Você pode detectar essa característica em um teste procurando por alguém que faz conexões ou perguntas inesperadas. Ou simplesmente pedir uma descrição de seu projeto favorito.

Comunicação

Recursos monetários e humanos ficam em risco quando o processo de comunicação falha. É importante saber que seus novos contratados estão dispostos e capazes de comunicar informações importantes, ideias e desafios de forma eficaz. Solicite aos candidatos que descrevam os ambientes de trabalho ou culturas organizacionais onde tenham experimentado a comunicação da melhor maneira. De que pontos eles gostam? O que não funcionou para eles? Observe se as suas descrições se encaixam nas suas próprias ideias do que é um processo de comunicação ideal?

Você pode se atentar também para as habilidades não verbais. Eles usam habilidades de escuta ativa? O que suas expressões faciais transmitem?

Paixão

Ter paixão significa trazer consigo uma verdadeira emoção de fazer parte de uma organização. Infelizmente, a verdadeira paixão pela profissão anda escassa e muitas pessoas trabalham apenas em troca do salário, e não porque amam o que fazem. A boa notícia é que é relativamente fácil avaliar se uma pessoa tem paixão quando se está contratando alguém. Observe atentamente durante a entrevista o quanto animados (ou não) os candidatos descrevem os tipos de trabalho que mais lhes interessam e por que eles querem a vaga oferecida. Você poderá notar o entusiasmo genuíno que as pessoas apaixonadas trarão para a mesa!

Como vimos, o mercado atual exige mais do que a formação tradicional para somar às equipes e dar às empresas o dinamismo e o engajamento necessários. Você já procura reconhecer essas características profissionais na sua equipe? Enriqueça nosso post deixando-nos um comentário!


TAGS desta postagem

voltar


Comentários