Veja 7 dicas de como montar uma equipe de sucesso

É inegável que os funcionários são os responsáveis por boa parte do sucesso de uma organização. Por isso, é fundamental investir na atração e retenção dos talentos em uma empresa, oferecendo qualidade de vida aos seus funcionários, num ambiente de trabalho agradável e programas de reconhecimento e desenvolvimento.

Quarta, 06 de abril de 2016


Além disso, é importante também investir no processo de recrutamento e seleção, uma vez que ele é a principal porta de entrada da companhia.

Sendo assim, além da eficiência na execução, as empresas precisam investir nas pessoas: ter o colaborador certo no lugar certo para alcançar as suas metas e resultados. Para ajudá-los, apresentaremos algumas dicas de como montar uma equipe de sucesso.

Saiba o que é uma equipe de sucesso

Antes de pensar em sucesso, é essencial pensar nas pessoas. Por isso, é muito importante conhecer o perfil delas para criar uma equipe de sucesso. É preciso verificar quais são as suas competências e habilidades, a fim de selecionar os candidatos que estejam mais alinhados à cultura e ao negócio da companhia. Cabe ressaltar a importância de buscar colaboradores motivados, com desejo de aprender e se desenvolver dentro da empresa. Afinal, uma equipe de sucesso é composta por pessoas dedicadas e que compartilham um objetivo comum.

Conheça 7 dicas para criar uma equipe de sucesso

Um dos maiores desafios da liderança é criar e manter uma equipe de sucesso. Portanto, iremos ajudá-los nesse desafio, oferecendo algumas dicas:

1. Saiba recrutar e selecionar as pessoas

É fundamental buscar por pessoas mais experientes e inteligentes que você. São os indivíduos com habilidades específicas que agregarão ao negócio. Porém, por ser um desafio atrair essas pessoas, o processo de recrutamento e seleção deve ser diferenciado e apostar na criatividade, a fim de despertar o interesse dos candidatos em conhecer a sua empresa.

2. Acredite e aposte no talento das pessoas

Acredite que as pessoas são capazes de exercer os seus papéis e responsabilidades. Dê espaço para que a sua equipe possa criar e inovar em busca de resultados mais consistentes. Aposte no talento delas!

3. Saiba ouvir

Ouvir sua equipe é reconhecer sua capacidade e experiência. Portanto, evite falar em demasia e respeite a individualidade! Entenda que as pessoas são diferentes e saiba valorizar a troca de experiências. Afinal, a aprendizagem é contínua.

4. Invista na capacitação e desenvolvimento de sua equipe

Investir na capacitação e desenvolvimento de sua equipe é a forma mais eficaz para mantê-la motivada na busca por conhecimento e novos desafios. É uma relação ganha-ganha, uma vez que o profissional adquirirá conhecimentos que serão aplicados em sua rotina de trabalho, tornando-a mais produtiva e eficiente.

5. Trabalhe com dedicação e vença os obstáculos

É essencial que a sua equipe sinta que você também faz parte dela. Portanto, trabalhe com dedicação e persistência em busca de suas metas, mas não se esqueça de também ser paciente. É importante não desanimar diante das dificuldades e obstáculos. Afinal, um bom líder deve ter muita garra e transmitir pensamentos positivos para a sua equipe.

6. Reconheça e premie os funcionários

Após a atração e seleção das pessoas, a empresa precisa retê-las, proporcionando-as reconhecimento pelo seu trabalho e dedicação à companhia. Sendo assim, além de premiações e remuneração, o líder deve prestigiar o colaborador por seu desempenho positivo, no sentido de divulgar para outras áreas e setores o seu trabalho, aumentando sua credibilidade na organização. Outra forma é aumentar o nível de sociabilidade da equipe, através de comemorações que possibilitem os membros do time se conhecerem, pois isso aumenta a ajuda mútua e a capacidade de inovação.

7. Lidere pelo exemplo

Desenvolver uma equipe de alta performance começa pela liderança. O líder deve ser um exemplo para a sua equipe. Deve ter a capacidade de mobilizá-los e orientá-los em direção a um sonho comum.

E aí, gostou das dicas? Está pronto para investir nas pessoas e criar uma equipe de sucesso? Deixe aqui o seu comentário e compartilhe suas ideias e experiências.


voltar


Comentários